Equipa

Roberto Samartim é professor da Universidade da Coruña (UDC) e investigador do Grupo de Estudos Territoriais (GET-UDC) e da Rede Galabra (grupos na USC e na UMinho). Estuda o funcionamento dos campos culturais (nomeadamente o literário) e os processos políticos e ideológicos com eles relacionados. Entre os seus âmbitos de investigação destacam a produção literária feminina no Renascimento português (A dona do tempo antigo. Mulher e campo literário no Renascimento português (1495-1557), 2003), o processo de construção do sistema cultural galego na mudança do franquismo para o regime autonómico (Mudança política e sistemas culturais em transiçom, 2017), o processo de elaboração linguístico-ideológica na Galiza (Sobre conflito linguístico e planificação cultural na Galiza contemporânea, 2018; com Elias J. Torres Feijó) e os impactos dos discursos e as práticas culturais ligadas aos Caminhos de Santiago na comunidade local compostelana (Visitar, comerciar e habitar a cidade, 2020; VV.AA.).

Lucia Cernadas é investigadora pré-doutoral na Universidade da Coruña (UDC). Após obter os graus em Galego e Português e em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários na UDC, cursou o mestrado em Literatura, Cultura e Diversidade (Itinerário Galego e Português) na mesma universidade. A continuação, exerceu como leitora de língua e cultura galegas na Universidade de Oxford. Estuda o funcionamento do campo editorial galego no período autonómico, em concreto, a produção das editoras a ele incorporadas no século XXI. Dentro deste período, os seus âmbitos de investigação atuais são a poesia e a tradução literária.

Isaac Lourido é licenciado en Filologia Hispânica (2004) e em Filologia Galega (2007) pola Universidade de Santiago de Compostela e doutor em Teoria da Literatura e Literatura Comparada (2011) pola mesma universidade. Na atualidade é docente no Departamento de Letras da Faculdade de Filologia da Universidade da Corunha. A sua atividade investigadora está centrada nos processos de conflito e a conformação das identidades nos domínios literário e sociocultural, nomeadamente na poesia como ferramenta de intervenção social. Entre as suas publicações destacam os volumes História literária e conflito cultural. Bases para umha história sistémica da literatura na Galiza (2014) –vencedor do XX Prémio de Investigação Linguística e Literária Ricardo Carvalho Calero–, Livros que nom lê ninguém. Poesia, movimentos sociais e antagonismo político na Galiza (2014), La poesía actual en el espacio público (2015), coeditado con Alba Cid, e Non-Lyric Discourses in Contemporary Poetry (2012), coeditado con Burghard Baltrusch.

Alberto Paz Félix é graduado em Galego e Português, Estudos Linguísticos e Literários pola Universidade da Corunha (UDC), onde também realizou o mestrado em Literatura, Cultura e Diversidade. Desde 2022 é leitor de galego na Universidade do Minho (UMinho). Com interesse no estudo das periferias do Sistema Cultural Galego, atualmente prepara a sua tese de doutoramento sob o título “Reintegracionismo precário e Sistema Cultural Galego. Estrutura, agentes, programas e estratégias da rede institucional do movimento reintegracionista no Período Autonómico (1980-2020)”.

Viviana Fernández Marcial é doutora em Biblioteconomia e Ciência da Informação pola Universidade Carlos III de Madrid (2001) e professora titular na Faculdade de Ciências Humanas e da Informação da UDC. Pesquisa sobre comportamento informacional, marketing de serviços de informação e gerenciamento de informações, interessando-se na atualidade polos processos de transferência de conhecimento. Tem experiência em gestão de apoio financeiro à investigação e a produção da pesquisa incluiu mais de 70 artigos publicados, a participação em 16 projetos de investigação (algum também como IP) e a orientação de 20 trabalhos académicos na UDC.

Maria Andrade Suárez é doutora em Sociologia pola UDC e mestra em Planejamento e Estratégias Territoriais em sociedade atual pola USC. É coordenadora do GET e diretora do Departamento de Sociologia e Ciências da Comunicação da Universidade da Corunha. As suas atuais linhas de investigação centram-se principalmente no estudo do património cultural, na sociologia da cultura e na socilogia do turismo, áreas nas quais é coautora de mais de 50 artigos científicos. Coordena o projeto H2020 rurALLURE: Promoção de museus rurais e locais patrimoniais nas proximidades das rotas de peregrinação europeias e é investigadora colaboradora no Centro de Estudos de Cultura, Política e Sociedade (CECUPS) da Universidade de Barcelona.

Laura Linares é professora assistente na Escola de Línguas Modernas e Linguística Aplicada da Universidade de Limerick, na Irlanda. Doutora em Estudos de Tradução pola University College Cork com uma abordagem baseada em corpus para a tradução da narrativa galega para o inglês, pesquisa os fluxos de tradução literária e diplomacia cultural em culturas minorizadas, participando nos projetos “Stateless Cultures in Translation: the case of 21st Literaturas Basca, Catalã e Galega do século XX no Reino Unido”, financiado pola British Academy/Leverhulme, ou “Mudando o panorama da tradução da Espanha multilingue: Diplomacia Cultural e o mercado editorial do Reino Unido”, que analisou a encenação do multilinguismo em Espanha na Feira do Livro Frankfurt em 2022, em parceria com o Ministério da Cultura espanhol.

Uxío Novo Rey é licenciado e DEA em Ciências Políticas e da Administraçom pola USC, mestrado em União Europeia e Gestão de Fundos Europeus pela UDC e Pós-graduado em organizações financeiras multilaterais pola ABANCA Business School. Integra o GET na UDC e é investigador R3 desde 2020 no Grupo de Investigação CECUPS sobre Políticas Culturais da Universidade de Barcelona, participando no projeto H2020 “UNCHARTED: Understanding, Capturing and Fostering the Societal Value of Culture”. Especialista em Apoio à Pesquisa em Sociologia (UDC), está finalizando a tese de doutoramento sobre os “Valores da cultura nas políticas galegas 2011-2021”.

Pablo Pesado é doutor em Estudos da Literatura e da Cultura pola USC, com uma tese centrada na importação do realismo mágico à Galiza e as suas conexões com o conflito nacional durante a transição espanhola para a democracia. É professor de Língua Galega e Literatura no ensino secundário e membro do Conselho de Redação do coletivo de investigação social independente Clara Corbelhe. As suas linhas atuais de pesquisa são a evolução dos níveis de consumo literário após a consolidação da indústria cultural e a sociologia dos intelectuais no espaço da Galiza pós-autonómica.