Equipa

Roberto Samartim é professor da Universidade da Coruña (UDC) e investigador do Grupo de Estudos Territoriais (GET-UDC) e da Rede Galabra (grupos na USC e na UMinho). Estuda o funcionamento dos campos culturais (nomeadamente o literário) e os processos políticos e ideológicos com eles relacionados. Entre os seus âmbitos de investigação destacam a produção literária feminina no Renascimento português (A dona do tempo antigo. Mulher e campo literário no Renascimento português (1495-1557), 2003), o processo de construção do sistema cultural galego na mudança do franquismo para o regime autonómico (Mudança política e sistemas culturais em transiçom, 2017), o processo de elaboração linguístico-ideológica na Galiza (Sobre conflito linguístico e planificação cultural na Galiza contemporânea, 2018; com Elias J. Torres Feijó) e os impactos dos discursos e as práticas culturais ligadas aos Caminhos de Santiago na comunidade local compostelana (Visitar, comerciar e habitar a cidade, 2020; VV.AA.).

Lucia Cernadas é leitora de língua e cultura galegas na University of Oxford. Após obter os graus em Galego e Português e em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários na Universidade da Coruña (UDC), cursou o mestrado em Literatura, Cultura e Diversidade (Itinerário Galego e Português) na mesma universidade. Estuda o funcionamento do campo editorial galego no período autonómico, em concreto, a produção das editoras a ele incorporadas entre 2003 e 2019. Dentro deste período, os seus âmbitos de investigação atuais são a poesia e a tradução literária.

Isaac Lourido é licenciado en Filologia Hispânica (2004) e em Filologia Galega (2007) pola Universidade de Santiago de Compostela e doutor em Teoria da Literatura e Literatura Comparada (2011) pola mesma universidade. Na atualidade é docente no Departamento de Letras da Faculdade de Filologia da Universidade da Corunha. A sua atividade investigadora está centrada nos processos de conflito e a conformação das identidades nos domínios literário e sociocultural, nomeadamente na poesia como ferramenta de intervenção social. Entre as suas publicações destacam os volumes História literária e conflito cultural. Bases para umha história sistémica da literatura na Galiza (2014) –vencedor do XX Prémio de Investigação Linguística e Literária Ricardo Carvalho Calero–, Livros que nom lê ninguém. Poesia, movimentos sociais e antagonismo político na Galiza (2014), La poesía actual en el espacio público (2015), coeditado con Alba Cid, e Non-Lyric Discourses in Contemporary Poetry (2012), coeditado con Burghard Baltrusch.

Alberto Paz Félix é graduado em Galego e Português, Estudos Linguísticos e Literários pola Universidade da Corunha (UDC), onde também realizou o mestrado em Literatura, Cultura e Diversidade. Desde 2022 é leitor de galego na Universidade do Minho (UMinho). Com interesse no estudo das periferias do Sistema Cultural Galego, atualmente prepara a sua tese de doutoramento sob o título “Reintegracionismo precário e Sistema Cultural Galego. Estrutura, agentes, programas e estratégias da rede institucional do movimento reintegracionista no Período Autonómico (1980-2020)”.