Aproximando-nos do equador do projeto «Campo Editorial e Cultura Autonómica: Institucionalização e Industrialização do livro na Galiza (1978-2026)», julgamos necessário recompilar publicamente os resultados produzidos até agora. Começamos com os avanços entre setembro de 2023 e julho de 2024.
Publicações
Durante o ano académico 2023-2024, viram a luz um total de três publicações ligadas ao projeto, em três volumes coletivos:
- Lourido, Isaac (2023): «O estudo do campo editorial galego na obra de Xoán González-Millán: uma leitura crítica apartir da cultura da normalização», em Arturo Casas, Isaac Lourido e Cristina Martínez Tejero (eds.): Xoán González-Millán: A projeção de um pensamento crítico. Santiago de Compostela, Através Editora, pp.133-155.
- Lucia Cernadas (2024): «O campo editorial galego de 2003 a 2019: uma aproximação empírica e relacional», em Tocco, Valeria, Medeiros Araújo, Filipa e Ascenso André, Carlos: Mundos de língua portuguesa – olhares cruzados (II): Reflexões interartes sobre Cultura e Teoria literária. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. DOI: https://doi.org/10.14195/978-989-26-2532-4
- Pesado, Pablo (2024). «Imaginarios dóciles, ansiedades soberanas: los límites políticos de la imaginación distópica gallega (2008-2022)», em Claesson, Christian (coord.): Novela postcrisis en la España plurilingüe. Veneza: Edizioni Ca’ Foscari. https://edizionicafoscari.unive.it/it/edizioni/libri/978-88-6969-871-2/
Comunicações em congressos e eventos científicos
No relativo às comunicações, foi um ano especialmente ativo para o projeto. Muitas delas estiveram encaminhadas a o apresentar em diferentes foros académicos, na procura de visibilidade e afinidades com outras colegas a estudarem a edição na Galiza. Foram realizadas um total de 12 comunicações:
- VII Encontro Internacional da Rede Galabra. «Universidade para quê?». 9-12 janeiro, Palas de Rei (Galiza).
- Cernadas, Lucia (2024): «Para que serve estudar a poesia da Galiza autonómica?» (comunicação inaugural)
- Paz Félix, Alberto (2024): «Investigar o subsistema (reintegracionista) na Galiza autonómica. Reptos teórico-metodológicos no estudo das periferias político-culturais»
- Samartim, Roberto (2025): «Uma proposta para investigar o Campo Editorial na Galiza autonómica: o projeto CECAIS»
- Interdisciplinary Research Symposium «Uncharted Territories: Contemporary Ecopoetics in/and Translation», 1-2 fevereiro 2024, University College Cork
- Cernadas, Lucia (2024): «Charting the Way(s) from English to Galician: Poetry Translations between 2010 and 2019»
- Association of Hispanists of Great Britain and Ireland 69th Annual Conference, 25-28 março, University of Birmingham
- Cernadas, Lucia (2024): «Understanding the Field of Poetry Translation from English into Galician: 2000 to 2019»
- XIV Congreso Internacional da Asociación Internacional de Estudos Galegos (AIEG), 17-20 abril, Universidade do Minho (Braga)
- Painel «Campo editorial e cultura autonómica: bibliometria e primeiros resultados de um projeto de investigação em curso»
- Samartim, Roberto e Lourido, Isaac (2024): «Apresentação do projeto Campo Editorial e Cultura Autonómica: Industrialização e Institucionalização do livro na Galiza (1978-2026)».
- Samartim, Roberto e Fernández Marcial, Viviana (2024): «Repositório bibliográfico do conhecimento sobre o campo editorial da Galiza autonómica: proceso de construção e possibilidades de exploração»
- Cernadas, Lucia (2024): «Referências para o estudo da poesia galega no período 2000-2019: análise bibliométrica e relacional»
- Painel «Campo editorial e cultura autonómica: bibliometria e primeiros resultados de um projeto de investigação em curso»
- 14º Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas (AIL), 22-26 julho 2024, Universidade do Porto
- Pesado, Pablo (2024): «Rivalidades políticas, alianças estéticas: o campo da crítica literária galega na transição democrática (1977-1982)»
- Cernadas, Lucia (2024): «O campo editorial como objeto de estudo privilegiado para as ciências sociais e humanas. Um projeto para a Galiza autonómica»
- Paz Félix, Alberto (2024): «A periferia a se (re-)interpretar. Resultados da análise dum Corpus Bibliográfico sobre a Rede Institucional do Subsistema Reintegracionista (Galiza, 1980-2020)»
- III Encontro Investigador sobre Poesia Galega Atual. Facultade de Filoloxía, Universidade da Coruña. 11 junho
- Cernadas, Lucia (2024): «A poesia no campo editorial galego (2000-2019): produção e consagração»
Trabalhos orientados
Membros da equipa de investigação do projeto orientaram um total de três trabalhos de final de estudos. Roberto Samartim orientou o trabalho de final de graduação (TFG) de Diego Cabarcos Val («A presença do Dia das Letras Galegas no Campo Editorial Galego (1990-2003)»), enquanto Isaac Lourido orientou o TFG de Laura Freire Ledo («As antoloxías poéticas contra a violencia de xénero no sistema literario galego do século XXI. Unha análise institucional e repertorial») e o trabalho de final de mestrado (TFM) de Ana Maria Botana Salgueiros («A crítica literaria en Festa da Palabra Silenciada (1983-1997): Materiais, funcións e relevancia sistémica»).
Estadias de investigação
Durante este ano académico, duas pessoas doutorandas ligadas ao projeto realizaram estadias de investigação internacionais. Duma parte, Lucia Cernadas foi recebida três meses na University of Warwick para receber formação teórico-metodológica da professora Kirsty Hooper. Doutra parte, Alberto Paz Félix visitou durante dois meses centros de investigação portugueses: o Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e o Centro de Investigação e Estudos em Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa.
I Encontro do Livro Galego
Em 18 e 19 julho de 2024 o projeto organizou o I Encontro do Livro Galego. Ele foi o primeiro encontro dos vários previstos para a partilha e o debate das diferentes agentes implicadas no campo editorial galego. Foi avaliado positivamente tanto pela organização quanto pelas pessoas assistentes, e as questões levantadas tiveram continuidade no seguinte ano académico.

Atividades de divulgação
No relativo à divulgação do projeto em meios não académicos, Lucia Cernadas participou numa entrevista sobre o setor editorial galego para a revista Tempos Novos. As respostas da nossa colega podem ser lidas aqui. Doutra parte, um breve artigo de Cernadas foi publicado no anuário da revista de pensamento crítico galego Clara Corbelhe. Este texto partiu da versão web disponível aqui.
Por último, durante o curso 2023-2024 permaneceu ativa a conta de X do projeto, a qual servia principalmente para difundir notícias ligadas com o campo editorial galego e com o próprio projeto. Porém, esta conta foi apagada e os seus dados devidamente arquivados. As notícias sobre o projeto são divulgadas agora num canal de Telegram.